ANARQUISTA PODE PEGAR 90 DIAS DE PRISÃO POR PICHAÇÃO

Jeff Monson, campeão de artes marciais e confesso anarquista de Olympia, foi declarado culpado nesta terça-feira por pichar o Capitólio do Estado, onde localiza-se o Congresso dos Estados Unidos, em Washington D.C., e o Centro de Recrutamento Militar de Lacey, no último ano.


Sob os termos do ?plea agreement¹? de Monson, o promotor público David Bruneau recomendará que ele cumpra uma sentença de 90 dias na prisão, embora o advogado de Monson possa objetar por uma sentença mais curta ou nenhum tempo de prisão. Monson deverá pagar 21.894 dólares em restituição como parte do ?plea agreement?. A sentença de Monson está programada para o dia 1 de outubro.


Monsoon, 38 anos, compareceu na audiência desta terça-feira no Tribunal Superior do Condado de Thurston, mas ele não está sob custódia. O advogado de Monson, Legrand Jones, lembrou que Monson irá ter seu passaporte de volta sob os termos do ?plea agreement?, daí ele poderá viajar para realizar lutas em outros países.


Monson foi declarado culpado por um dano provocante de primeiro grau, por ter realizado uma pichação, que incluiu o símbolo anarquista, a na bola, e o slogan ?Não à Guerra?, no Capitólio do Estado, em novembro de 2008.


Monson também foi declarado culpado sob um ?alford plea? por ter pichado e danificado, num dano provocante de terceiro grau, o Centro de Recrutamento Militar em Lacey, localizado na Galaxy Drive, que foi descoberto em 30 de outubro de 2008. Os prejuízos causados ao Centro de Recrutamento incluem uma pichação, uma janela quebrada e um slogan ?Não à Guerra?, pichado num furgão pertencente ao Centro.


Sob um ?alford plea?, Monson não admite a culpa, mas reconheceu que haveria evidências suficientes para ser sentenciado se o caso for para processo. Para os propósitos da corte isto não faz muita diferença e carrega as mesmas penalidades que uma declaração de culpado.


Bruneau disse que a restituição de Monson inclui 19.013 dólares que devem ser pagos aos prédios do Capitólio do Estado e aos departamentos públicos como resultado dos estragos ao Capitólio. Monson deve pagar um adicional de 2.880 dólares para o Centro de Recrutamento Militar de Lacey pelos danos causados lá.


Fora da corte, Jones disse que Monson não fez nenhum comentário sobre o caso. Jones notou que Monson nunca negou o fato de ter deixado uma pichação no Capitólio. Em janeiro, promotores do Condado de Thurston registraram acusações contra Monson após uma edição de dezembro da Revista da ESPN onde foi publicada uma foto em que Monson pichava um símbolo anarquista no Capitólio. O artigo focava sob as idéias políticas anarquistas de Monson.


Numa subseqüente entrevista com o The Olympian, Monson admitiu ter pichado o Capitólio, e disse que fez essa ação para protestar contra a Guerra no Iraque e as injustiças econômicas internas e em outros países.


A seguinte acusação criminal alegando que Monson pichou o Centro de Recrutamento Militar foi arquivada em março, após uma mulher da Carolina do Norte ter dado às autoridades do Condado de Thurston um telefone celular que ela diz pertencer ao Monson. O aparelho mostrava fotos do vandalismo que foi deixado no Centro por volta de 30 de outubro, afirma os documentos da corte.


Monson, cujo apelido de luta é ?O Boneco de Neve?, é graduado na Escola Secundária Timberline e que estava na equipe de luta livre da Universidade Estadual de Oregon.


Em dezembro de 2004, Monson ganhou o Cage Warriors Fighting Champion na categoria peso pesado em Sheffield, na Inglaterra. Em 18 de dezembro de 2008, ele ganhou uma luta contra Ricco Rodriguez no Mixed Fighting Alliance: There Will Be Blood?, evento realizado em Miami.


De acordo com o sítio de internet de artes marciais mistas, sherdog.com, Monson tem um recorde 31-8 (vitórias e derrotas) e ganhou todas as suas lutas em 2009.


[1] Plea agreement é uma forma segundo a qual o argüido e o Ministério Público em processo crime chegam a uma solução satisfatória para ambasas partes, sujeita a aprovação pelo Juiz.


Tradução > Marcelo Yokoi

Nenhum comentário: