ABYA YALA!











12 de Outubro, mais conhecido como dia das crianças e também um dia muito especial para os comerciantes, é uma data lembrada por todos, até por aqueles que, infelismente, cantam junto com o facção central:..."feliz dia das crianças é 12 de outubro, põe um brinquedo em cima do meu túmulo, quem brinca com revólver não conhece alegria, não tinha das criança pra periferia..."é não temos muito pra comemorar.

Mas tornemos todos os dias "dia das crianças". Vamos lembrar um fato importante ainda recordado por as minorias da América Latina, e que infelismente não é um dia de festa, e sim, a data que marca o ínicio da luta dos povos originários contra saque e opressão do Colonialismo e Mercantilismo Europeu, e continua, hoje, seja por Estados Nacionias ou por Empresas Estatais e Privadas. A continuidade da exploração e destruição dos recursos naturais agora segue através do Plano IIRSA - Iniciativa de Integração da Infraestrutura Regional da América do Sul - e que nos mostrou um pouco do que é capaz na repressão violenta do estado Bolíviano no mês de setembro deste ano ao povo indígena que realizava uma marcha contra as obras de uma estrada que atravessaria o pouco que resta de sua reserva.

11 ou 12 de outubro , dependendo da região muda a data, mas não o significado: ultimo dia de liberdade dos povos originários. E é uma data chave para revermos a nossa história e reconstruí-la pautada na verdade e na construção de nossa identidade. Afinal, ninguém descubriu nada. Estas terras já tinham nomes, e não eram em homenagem Americo vespúcio ou seilá qual outro mercador, navegador, ou suposto santo católico. Tínhamos nomes como Tawantinsuyu, atual Peru, Equador e Bolívia; como Anahuac atual México e Guatemala; Pindorama, nome com que os tupis designavam o Brasil; e Abia Yala, nome pelo qual o povo kuna, que habita o atual Panamá, designava as terras que viriam a ser chamadas América Latina, antes da chegada dos europeus.

A expressão Abia Yala tem sido cada vez mais apropriada como vocabulário político pelas comunidades indígenas do continente em sua luta por autodeterminação. E em soliedariedade a estes que lutam por um outro mundo, pintamos este mural que é acordado no ELAOPA com outros coletivos muralistas de ABYA YALA e reafimamos: ABYA YALA! que tem como significado "Terra madura”, “Terra Viva” ou “Terra em florescimento”

que a nossa história seja contada por nós!
por autonomia, dignidade e respeito aos povos!
pintar e lutar!

Nenhum comentário: