MURALIZE!! Tem mais irmãs e irmãos na trinchera


Segue abaixo o primeiro mural de uma companheirada, que tivemos contato no IX ELAOPA, resultado do nosso papo no eixo muralismo resultou na formação do mais novo coletivo muralista em São Paulo, bem, deixemos que você leia e veja a belíssima proposta desses rubronegros companheiros.

1º Muralismo de SP

Eis ai diante da vossa vista o primeiro muro coletivo libertário no estado de São Paulo! O mural pintado numsábado dia 5/2/2011 e fica em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

(1º vem a idéia e o muro, juntos pois o mural leva uma mensagem transmitida num contexto, no caso há muitas escolas acerca; Depois desenho a carvão e o contorno de preto; Ai todos pintam!)

A idéia é levar a prática algumas das trocas culturais e propostas debatidas no último ELAOPA (Encontro Latino Americano de Organizações Populares Autonomas) que aconteceu no interior de SP, onde tivemos contato com a arte de companheirxs anarquistas do Chile e do Rio Grande do Sul.

Voltamos com a idéia de fazer nascer a cultura muralista em SP, assim como tamém nossxs irmxos no RJ tem estado a planejar esse mesmo nascimento no Rio, e quem sabe fazer nascer muros pelas vilas, morros e bairros de todo Brasil?
Foi ali, numa esquina de vila, logo após levar-mos um enquadro na primeira tentativa numa viela, mas após a bronca e a troca de idéia nos deixaram sair com as tintas, encontramos outro muro dessa vez com autorização do dono da casa. Muro que acabou sendo melhor que o primeiro… afinal tinhamos na cabeça que esse seria nosso treino, e não um muralismo logo na primeira pincelada, queriamos praticar, pois nunca haviamos feito essa arte antes… no entanto as esquinas nos surpreendem nas suas dobras, e foi nessa dita cuja dobra que apareceu a mulecada pra também empunhar pincel e tinta e participar da pintura e a comunidade, os vizinhos e o povo que passava a elogiar. E durante o processo todo uma grande troca de idéias e informações, na descoberta dos que acabavam de nos conhecer sobre o que é a proposta libertária e do muro, até a nossa descoberta de como essa arte, essa cultura do muralismo, é poderosa para interagir com as pessoas e para trocar com elas.

Esse relato demorou pra aparecer pois afinal queriamos contar detalhes do enquadro, da elaboração do desenho que foi durante a madrugada e da realização e de todas as palavras que foram trocadas. Mas no caos da metrópole não conseguimos parar pra escrever algum relato coletivo e completo, mas atualizaremos!

Fica esse relato breve então para minimamente acompanhar as imagens, e um vídeo feito a partir de imagens que mandamos para TVT (televisão dos trabalhadores), um canal local que é dos sindicalistas do abc, porém estamos lá dentro propondo novas idéias e expondo o carater libertário das nossas ações que tem sido até então admirado pelos que lá trabalham que tem contato conosco, e nesse trabalho de contato nossa participação na construção de uma nova mídia também pode estar começando, em breve darei mais notícias aqui e no blog do coletivo cinestésicos.

A matéria com as imagens que mandamos contém umas gadfes, como o Sinestecico ( Com S e no singular) e principalmente no final quando ele crítica a pixação. Cito isso para que fique claro aos camaradas do pixo que não foi nossa obra essa fala equivocada, e que praticamos a pixação de idéias também por ai, mas é mídia, e se conseguimos expor com o muro a imagem de “A Desobediência Civil”, do “Opre$$or” e a idéia de organização popular autonoma tudo isso mais a Estrela Rubro Negra no Centro em destaque, então conseguimos a primeira hackeada num veículo de informação que pode ser construído com nossa participação, como vem até então se mostrando nessa possibilidade. E quem sabe, algo que nunca imaginamos ver, uma tendência libertária num canal de TV. Local. Assim como os muros. Mas é só por enquanto…

Que fique a mensagem, pixo aqui nesse final, para que a Arte, o Muralismo, a rádio e a tv comunitária, a Net, e todas as formas e ferramentas de comunicação popular e intervenção e transformação continuem a se expandir! Pra cima!


http://artelibertaria.wordpress.com


PINTAR E LUTAR!!!

Nenhum comentário: